Controlar o risco

 

§  “Ao juntar tudo, vemos que, em busca do lucro, o trabalho do investidor é assumir riscos de forma inteligente. Fazer isso bem é o que separa o bom investidor do resto.”

 

ü  O risco é furtivo, invisível. à O risco – a probabilidade de perda – não é observável. O que se pode observar é a perda; e ela geralmente só acontece quando o risco e os eventos negativos se encontram.

ü  Perda é o que ocorre quando risco e adversidade de encontram. à O risco ó gera perdas quando ocorrem eventos negativos no ambiente.

ü  A ausência de perdas não significa necessariamente que a carteira tenha sido construída de forma segura. O controle de risco pode estar presente nos bons momentos, mas não é algo observável porque não é testado.

ü  Apesar de o controle de risco ser invisível durante os períodos bons, ainda assim, é essencial, já que períodos bodem facilmente se transformar em momentos ruins.

ü  A redução do risco fundamental pode ser a base uma experiência de investimento extremamente próspera.

ü  Um excelente investidor pode ser aquele que, em vez de obter retornos maiores, consegue o mesmo retorno, porém com risco menor.

ü  Investidores que se preocupam o risco devem dar-se por satisfeitos, pois se beneficiaram de um sistema de controle em suas carteiras, mesmo que este não tenha sido necessário.

 

ü  Controlar o risco do portifólio é muito importante e vale a pena.

 

ü  Assumir o risco de forma inconsciente pode ser um grande erro; aceitar de forma inteligente o risco reconhecido com o objetivo de se obter lucro está por trás de alguns dos investidores mais sábio e rentáveis – mesmo que a maioria dos investidores descarte por considera-los especulações perigosas.

 

ü  Assumir o risco para obtenção de lucros é o melhor modo de obter êxitos que se repetem durante m longo período.

 

ü  O controle é o melhor caminho para evitar perdas. Evitar os riscos, por outro lado, provavelmente também nos fará evitar retornos.

ü  Investir com êxito por um longo prazo depende mais do controle de riscos do que da agressividade. à O controle de risco competente é a marca do bom investidor.

Comentários