Estar ciente do pêndulo

 

§  “Quando tudo vai bem e os preços estão altos, os investidores correr para comprar, deixando de lado toda a prudência. Então, quando há caos por toda a parte e os ativos estão expostos no balcão da pechincha, eles perdem toda a vontade de assumir riscos e correm para vender. E sempre será assim.”

 

ü  A oscilação pendular das posturas e dos comportamentos dos investidores torna o mercado de investimento oscilar de forma similar a um pêndulo, entre euforia e depressão, sobrevalorização e subvalorização.

ü  O ciclo ganância-medo é causado pela mudança de postura em relação ao risco. à Quando a ganância é predominante, os investidores se sentem extremamente confortáveis com o risco e com a ideia de assumi-lo para obter maiores lucros. Por outro lado, o medo generalizado indica um alto grau de aversão ao risco.

ü  A teoria das finanças depende fortemente da suposição de que os investidores são avessos ao risco. Ou seja, eles não preferem o risco, e devem ser induzidos – coagidos – a assumi-lo pela promessa de retornos almejados mais elevados.

 

ü  Dois principais riscos de se investir: (a) perder dinheiro e (b) perder oportunidades.

 

ü  Três etapas de um mercado com tendência altista:

·       Quando algumas pessoas com visão prospectiva começam a acreditar que as coisas serão melhores;

·       Quando a maioria dos investidores percebe que a melhora está realmente acontecendo;

·       Quando todos concluem que as coisas serão sempre melhores;

 

 

ü  As mudanças dos parâmetros de valorização de ativos, causadas principalmente pelas mudanças psicológicas dos investidores (não mudança de fundamentos), respondem pela maior parte das mudanças de curto prazo nos preços dos ativos. à Esses fatores psicológicos também oscilam como um pêndulo.

 

ü  Nos estágios finais dos grandes mercados altistas, as pessoas estão dispostas a pagar preços altos pelas ações, presumindo que esse período bom se manterá assim para sempre.

 

ü  Três etapas de um mercado com tendência baixista:

·       Quando apenas alguns investidores sensatos reconhecem que, apesar da alta predominante, as coisas não continuarão boas para sempre.

·       A maioria dos investidores reconhece que as coisas estão se deteriorando.

·       Todos estão convencidos de as coisas só podem piorar.

 

ü  A importância de tudo isso está na oportunidade que oferece àqueles que entendem os acontecimentos e enxergam suas implicações.

ü  A oscilação pendular é muito semelhante à flutuação de altas e baixas dos ciclos econômicos e de mercado.

ü  Em teoria, no que diz respeito a polaridades, como medo e ganância, p pêndulo deveria sempre permanecer mais tempo no ponto médio. à Mas não permanece ali por muito tempo, principalmente por causa da forma como funciona os fatores psicológicos dos investidores, geralmente o pêndulo está oscilando em direção a uma de suas extremidades ou saindo delas.

ü  O pêndulo não pode continuar a movimentar-se em direção a um único extremo. à A oscilação emocional dos investidores em direção a uma das extremidades levará a um acúmulo de energia que, ao final, contribuirá para que o pêndulo se diria à outra extremidade.

ü  O movimento de volta é geralmente mais rápido do que as oscilações que levam o pêndulo até a extremidade.

 

ü  A ocorrência desse padrão similar a um pêndulo é extremamente confiável na maioria dos fenômenos de mercado. à Contudo, nunca teremos conhecimento exato sobre qual será o ponto máximo do arco de oscilação, em que momento correrá a reversão ou qual será seu ponto máximo na direção oposta.

 

ü  Aqueles que entenderam o comportamento pendular poderão obter enormes benefícios.

 

 


Comentários